terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Eu não sei rodar peão

"(...)Obedeci. Abri o meu baú de brinquedos. Piões, corrupios, bilboquês, iô-iôs e uma infinidade de outros brinquedos que não têm nome. Seria indigno que eu levasse piões e não soubesse rodá-los. Peguei um pião e uma fieira e fui praticar. Estava rodando o pião no meu jardim quando um cliente chegou. Olhou-me espantado. Ele não imaginava que psicanalistas rodassem piões. Psicanalista é pessoa séria, ser do dever. Pião é coisa de criança, ser do prazer.-cho que meus colegas psicanalistas concordariam com meu paciente. A teoria diz que um cliente nada deve saber da vida do psicanalista. O psicanalista deve ser apenas um espaço vazio, tela onde o paciente projeta suas identificações. Mas a minha vocação é a heresia. Ando na direção contrária. "Você sabe rodar piões?", eu perguntei. Ele não sabia. Acho que ficou com inveja. A sessão de terapia foi sobre isso. E ele me disse que um dos seus maiores problemas era o medo do ridículo. Crianças são ridículas. Adultos não são ridículos. Aí conversamos sobre uma coisa sobre a qual eu nunca havia pensado: que, talvez, uma das funções da terapia seja fazer com que as pessoas não tenham medo das coisas que os "outros" definem como ridículo. Quem não tem medo do ridículo está livre do olhar dos outros.(...)"




Rubem Alves

2 comentários:

Anônimo disse...

Lindo!!
Gostei!!
Outro dia, falando mais ou menos disso com o Socha, eu falei uma coisa pesada pra ele: que a gente não conseguia ser realmente feliz enqto tinha como prioridd uma certa estética-do-impecável. Pecar, ser ridicula, ser 'over' é suuuper necessário pra viver, né cara?!
rs...
E viva Rubens Alves!!

Jú Pacheco disse...

Coloquei fotinhos (mais discretas)