quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Pra onde meu olhar me leva? E eu, vou?

Fiquei pensando sobre a exposição de fotografia que fiz no Sedes ano passado. Para onde seu olhar te leve, e vc, vai?

Pois é... e eu, para onde meu olhar me leve? E eu, tenho ido?

Meu olhar, viciado, acomodado, assustado, por tempos, e tempos, permaneceu colado nele, no corpo dele, nas mãos dele, nos olhos dele, na vida dele, nele, nele, nele, nele. Meu olhar, apaixonado, por tempos muitos, ficou somente passeando ali, e ali era a sua melhor paisagem.

Meu olhar, torpe e ingenuo, não foi vendo - ou foi desviando - que nada era como antes. Meu olhar, apaixonado por estar apaixonado, não quis ver que talvez, nem mesmo mais meu meu olhar continuava apaixonado por ele.

E meu olhar então foi minguando, porque não mais encontrava no dele o desejo de me olhar... aquele desejo que me fazia brilhar. Ai, ai, tantos desencontros destes olhares... e o único desejo que ficava era o pacto, de que não olhariamos para o fato de que nossos olhares já não eram mais os mesmos...

E cego, meu olhar foi tentanto sufucar o seu desejo de cair no mundo e ser olhado por outros olhares, que ao meu olhar desejassem. O desejassem assim, como são, voluptuosos, negros, violentos, sôfregos, intensos, urgentes, ansiosos, inseguros, vorazes, cálidos, e tímidos (sempre).

Olhares que desejassem então este olhar, um olhar de mulher-de-unhas-vermelhas. Um olhar de mulher. Desejo de ter um olhar de homem-que-deseje-mulher-de-unhas-vermelhas. E que deseje muito, e com urgência. Uma urgência daquelas que cega, e que apaga outros possíveis olhares. Uma urgência que retome ao meu olhar o seu lugar de ancoragem do desejo de um outro. Um outro possível. E mais do que isto, um outro que o meu olhar também deseje, com urgência - cálida e tímida, por mais que violenta - um olhar por quem eu também deseje ser vista. Por quem eu também deseje ser desejada.

E por hora, se me perguntarem, pra onde meu olhar me leva eu não sei dizer. Sei que vaga, por aí, querendo descobrir, não para onde ele será levado, mas para onde, de fato, ele deseja ir.

Um comentário:

Jú Pacheco disse...

Roubei...

E qual mesmo a diferença entre vermelho e "carmim"?